Mampei Funada

voltar

Tudo sobre a arquitetura e a decoração do futuro.

23 | 12 | 2021

Notícias Mampei Funada

Como será o futuro das moradias? Lançado em 1960, a série animada "Os Jetsons" mostrava como seria a vida de uma família no ano de 2062. Ainda não chegamos lá, mas muitas modernidades no dia a dia dos Jetsons, como aspiradores-robô e as TVs de telas planas gigantes, já são realidade. Outras nem tanto, afinal, a arquitetura e a decoração do futuro estão mais voltadas para a qualidade de vida e a sustentabilidade do que para construções imponentes como as pessoas imaginavam naquela época. Ficou curioso? Continue lendo nossa matéria e saiba mais.

As previsões de Os Jetsons.

Na série, a família Jetsons morava em um apartamento muito confortável na cidade de Orbit City, cercada de eletrodomésticos inteligentes, robôs que realizavam os serviços domésticos (limpavam, varriam, cozinhavam e até ajudavam os patrões a vestir roupa), além de desfrutarem de TVs de telas planas gigantes e uma poderosa tecnologia de telefonia móvel e dispositivos que os conectavam à Internet (nem sequer imaginada em 1960), sem falar em toda sorte de aplicativos úteis. Em muitos episódios, os personagens faziam videochamadas e usavam óculos 3D. Até aí estamos chegando quase perto das moradias do futuro, não é mesmo? Agora, os especialistas continuando trabalhando e aperfeiçoando novos projetos que estão revolucionando o jeito de morar.

Tendências atuais em arquitetura e decoração.

1. Sustentabilidade

O mundo está cada vez mais carente de recursos naturais. Por isso, em se tratando de arquitetura do futuro, os especialistas vêm procurando soluções sustentáveis que possam vencer os desafios globais e proporcionar melhoria na vida das pessoas e do meio ambiente. No mercado da construção civil, isso se concretiza por meio de diversas práticas como análise do entorno, seus ecossistemas e construção com menor impacto possível. Também dá preferência ao uso de materiais conscientes e de baixo consumo de energia, otimização de energia para aquecimento, refrigeração e iluminação com prioridade para utilização de fontes renováveis. Há ainda o cuidado com o conforto higrotérmico, a salubridade e a ocupação dos prédios.

2. Internet das coisas

A internet das coisas, ou Internet of Things (IoT), veio para dar um verdadeiro salto na performance da construção civil, uma vez que integra diversos dispositivos à Internet para gerir dados, acumular informações e facilitar o dia a dia, tornando-o mais inteligente. Exemplos de internet das coisas imaginados em Os Jetsons são o videofone, os robôs, a fotografia digital e tantos outros. Hoje em dia, a IoT está presente nos edifícios modernos, através de diversos dispositivos como a caixa de luz inteligente, que permite o controle de acendimento e consumo, as fechaduras e TVs com controle a distância, e os sensores em lâmpadas e torneiras para economizar recursos.

3. Inclusão

Nada de edifícios palacianos com escadas somente para jovens e capacitados. A tendência da arquitetura é incluir todas as pessoas possíveis. Áreas comuns mais amplas, banheiros inclusivos e elevadores acessíveis são alguns dos exemplos já existentes.

4. Arquitetura orgânica

A arquitetura orgânica faz parte do movimento modernista do século XX e seu objetivo é buscar a expressão artística naquilo que representa a vida e o movimento. Seus projetos possuem estruturas fluidas e integradas à natureza, contemplando bastante verde nos espaços internos e externos. Além de um design atraente, a arquitetura orgânica prima por ambientes agradáveis e funcionais para criar bem-estar físico e psicológico no dia a dia dos moradores.

5. Simplicidade

No campo da decoração, a tendência é o minimalismo, menos carregada e natural, e a simplicidade, utilizando móveis, objetos e utensílios pensados no resultado de suas funções, e não como ornamentos desnecessários. Na verdade, é a filosofia do “menos é mais” que voltou com tudo na pandemia, e criou um paradigma de consumir menos e reaproveitar móveis e objetos, buscando peças em brechós e fazendo a economia girar. Neste contexto, as matérias primas utilizadas na decoração do futuro são a madeira, os tecidos crus e o vidro para deixar entrar Iluminação. Preferência por objetos artesanais, arte popular (quadros e objetos feitos por artistas brasileiros), muitas plantas e animais, como gatos e cachorros.

Gostou da nossa matéria? Tem interesse em saber mais sobre arquitetura e decoração? Então continue lendo o nosso blog! A cada semana uma novidade para você.





Leia também

Como gerar renda com a locação do imóvel?

25 | 03 | 2022

Notícias Mampei Funada

Casa ou apartamento: qual o imóvel certo para você?

11 | 06 | 2019

Notícias Mampei Funada

Dicas para escolher o andar do seu próximo apartamento

4 | 12 | 2020

Notícias Mampei Funada