Mampei Funada

voltar

Quais as fases de uma obra?

26 | 10 | 2020

Notícias Mampei Funada

Comprar um imóvel é sempre uma decisão muito importante e, junto com ela, vem a pergunta: o que é melhor: comprar o apartamento pronto ou na planta? Se você não tem pressa de se mudar, é normalmente mais barato e é claro que acompanhar a construção desde o início é mais interessante, uma vez que o apartamento estará do jeito que você planejou. Mas para que você possa controlar a ansiedade, do momento em que assina o contrato até ao o recebimento das chaves, é bom ficar por dentro de todas as fases da obra. Nesta matéria, a Mampei Funada irá explicar, de forma bem resumida, o passo a passo de uma construção. Confira!

Comprar um imóvel é sempre uma decisão muito importante e, junto com ela, vem a pergunta: o que é melhor: comprar o apartamento pronto ou na planta? Se você não tem pressa de se mudar, é normalmente mais barato e é claro que acompanhar a construção desde o início é mais interessante, uma vez que o apartamento estará do jeito que você planejou. Mas para que você possa controlar a ansiedade, do momento em que assina o contrato até o recebimento das chaves, é bom ficar por dentro de todas as fases da obra. Nesta matéria, a Mampei Funada irá explicar, de forma bem resumida, o passo a passo de uma construção. Confira!

 1 –Projeto

Quem vê um empreendimento sendo construído nem imagina quantas pessoas estão envolvidas nesta obra e, principalmente, de quantas fases ela já passou. Antes de tudo, ela nasceu de uma ideia. Nós, incorporadores, chamamos essa ideia de projeto imobiliário. Nesta primeira etapa, as equipes de viabilidade, o comercial e a arquitetura são os responsáveis pela definição do imóvel, como ele irá atender às necessidades dos clientes, quais as dimensões e os materiais a serem utilizados. No projeto arquitetônico, contamos também com o trabalho de uma verdadeira equipe composta por diversos profissionais como o arquiteto-paisagista, o designer de interiores e o engenheiro civil, entre outros.

2 – Fundação & Contenção

A fundação ou alicerce é uma etapa muito importante. Em termos gerais, podemos dizer que a construção começa pela fundação, uma vez que ela irá suportar toda a estrutura do conjunto, apoiando o edifício no terreno. Na escolha da fundação são considerados o tipo de solo, a topografia do terreno, o tipo do empreendimento, o nível de água existente, a ação do vento, entre outros. Já a contenção é a estrutura que separa o terreno de outros ou das ruas, isolando e assegurando o terreno do seu entorno.

3 – Estrutura & Alvenaria

Existem vários tipos de sistema construtivo. A Mampei Funada normalmente utiliza do método de construção em estrutura convencional, o mais utilizado em construções no país e que atende a diversos projetos, incluindo edificações muito altas. Na estrutura convencional as cargas são absorvidas pelas lajes, vigas, pilares e fundação. As paredes em alvenaria não possuem função estrutural e servem apenas para o fechamento de vãos, separação dos ambientes e vedação.

4 - Acabamento

A fase do acabamento é o momento mais esperado numa obra, uma vez que podemos ver a construção chegando ao fim. Nesta etapa, nós, da Mampei Funada, estamos bastante empolgados e querendo que tudo fique bonito e sofisticado para valorizar os espaços. Durante a fundação e a alvenaria, os elementos utilizados devem ser de qualidade e duráveis. Mas no acabamento, existe todo um cuidado com a qualidade, a estética e a procedência  dos materiais, além do atendimento as Normas de Engenharia. É nesta etapa que escolhemos os pisos e revestimentos, forros, metais e louças sanitárias, pintura, esquadrias, dentre outros. Aqui, todos os detalhes contam, e por isso a atenção é fundamental.

5 – Vistoria

A vistoria é feita para apresentar ao proprietário o seu imóvel, tirando todas as dúvidas e identificando possíveis pontos de melhoria no acabamento. Neste momento o proprietário tem a  oportunidade de apontar defeitos e solicitar reparos. Esta vistoria  é realizada com o auxílio de um tablet onde todos os itens do imóvel  estão listados, com possibilidade de fotografar todas as ocorrências, gerando relatórios de acompanhamento. Cabe lembrar que também entregamos o Manual do Proprietário, contendo todas as normas técnicas aplicadas ao imóvel bem como todos os itens e períodos de garantias. Quem faz a vistoria é um profissional engenheiro civil ou arquiteto registrado no CREA apto para detalhar as especificações do projeto e se tudo está fiel ao apresentado no momento da venda.

6 – Entrega das chaves

O passo seguinte à vistoria é a entrega das chaves do imóvel. Trata-se de um documento que formaliza a transferência da posse do imóvel para o seu nome. É o marco em que ele verdadeiramente se torna dono do imóvel. Também a partir desta data ele passa a ter as suas responsabilidades como proprietário, incluindo taxa de condomínio, IPTU e demais despesas.

7 – Assembleia de instalação do condomínio

A grande preocupação das pessoas que compram um imóvel na planta é se a entrega ocorrerá dentro do prazo previsto. Mas você sabia que que a entrega do prédio está vinculada a outros fatores e formalidades? O passo final para a entrega é a Assembleia de Instalação do Condomínio. Somente após à sua realização é que será permitida a entrada dos moradores.

Como você pode observar, uma obra é feita de várias etapas (e aqui só colocamos as mais importantes, resumidamente). O importante é aguardar todas elas com paciência e a certeza de que realizou um negócio seguro e de qualidade, optando por um imóvel da Mampei Funada. Um abraço e até a semana que vem!



Leia também

Clube & Vida. Conheça o conceito residencial que é sucesso na cidade.

10 | 07 | 2020

Notícias Mampei Funada

Quem decide a compra de um imóvel?

20 | 11 | 2020

Notícias Mampei Funada

Por que o beach tennis conquistou os brasileiros?

2 | 04 | 2022

Notícias Mampei Funada