Mapa dos Sonhos. Devolvendo as relíquias naturais ao Brasil.
A maior área remanescente da Mata Atlântica brasileira fica no Pontal de Parapanema. Originalmente, a reserva de floresta verde somava 246.080 hectares, que foi degradada de forma mais acentuada durante as décadas de 1960-1990.
Em 2010, por conta de um projeto ambicioso conhecido como Mapa dos Sonhos, liderado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas, o IPÊ, a paisagem entrou em franca recuperação com a formação de corredores ecológicos que conectam as florestas da região, desenvolvendo a biodiversidade. Desde então, a paisagem vem se recuperando dia a dia. Ao todo, o IPÊ plantou 2,8 milhões de árvores de espécies nativas, formando o maior corredor de floresta Atlântica do país.
A formação dos corredores de mata está sendo fundamental para a preservação do Mico Leão Preto. Animal que já foi considerado extinto por 65 anos, devido à ausência de registros na natureza, até sua redescoberta em 1970, é a grande atração do Pontal do Paranapanema. Com os esforços realizados pelo IPÊ, o mico deixou de ser listado como espécie "criticamente ameaçada" na Lista Vermelha da IUCN – International Union of Conservation of Nature e se tornou a espécie símbolo do Estado. Salve o Mico Leão Preto!
Sustentabilidade. O alicerce da Mampei Funada.
Um dos pilares da Mampei Funada é a sustentabilidade. Por isso, como empresa que valoriza e investe em práticas que possibilitam a melhoria da qualidade de vida, ela apoia o Projeto IPÊ na pesquisa com espécies ameaçadas, como o Mico Leão Preto, a restauração florestal, a educação ambiental, os negócios sustentáveis e a formação de profissionais da área. E, agora, também assumiu o compromisso de financiar o plantio de 11.500 mudas no Parque Municipal dos Ipês. É uma forma de contribuir para a preservação da natureza e beneficiar o município e toda a região, com muito orgulho e respeito à população.