Mampei Funada

voltar

O que é bioarquitetura?

4 | 02 | 2022

Notícias Mampei Funada

A indústria da construção civil cresce a cada ano e um dos maiores desafios do setor é construir de maneira sustentável. Dessa maneira surgiu a bioarquitetura, uma tendência que busca reduzir o impacto ambiental através de diversas técnicas construtivas. Continue lendo e saiba mais.

Construção combinando recursos naturais do terreno com elementos climáticos.

Um dos primeiros passos para construir de maneira sustentável é preservando os elementos ecológicos do terreno como a terra, as árvores, as rochas, as fibras naturais (palha, sisais, juncos) e muitos outros. A economia é certa, uma vez que a construtora deixa de comprar materiais que precisariam ser transportados por caminhões até o local, gerando custos extras, além de demora na entrega, trânsito e poluição. Além de utilizar recursos naturais, a bioarquitetura também se preocupa em adaptar a construção ao clima da região. Fatores como ventilação natural e insolação, quando bem pensados no projeto, proporcionam habitações mais saudáveis, além de uma estética de conforto. A combinação de recursos naturais com elementos climáticos durante a construção de uma edificação é denominada arquitetura vernacular.

Construção com energia renovável e melhor gestão da água.

A questão de utilizar energia renovável é muito importante dentro do conceito de bioarquitetura. Existe a energia solar que é uma das formas mais conhecidas de energia renovável. Os raios solares são utilizados para o aquecimento de água ou até mesmo para produzir energia elétrica. Há também a energia eólica que converte a força dos ventos em eletricidade. A bioarquitetura prevê também o aproveitamento da água da chuva para irrigação de plantas e jardins, lavagens de pisos, carros e outras opções. Além da questão econômica, o aproveitamento da água pluvial é um fator ecológico relevante.

Construção utilizando métodos de arquitetura antigas.

Atualmente muitos métodos de arquitetura antigas estão voltando a ser aplicados por profissionais modernos que desejam construir de modo sustentável. Um exemplo é utilizar a técnica Adobe de construção de paredes de vedação que consiste na utilização de tijolos artesanais cozidos ao sol, feitos de argila crua, areia, fibras naturais e água.

Construção com mão de obra local.

A bioarquitetura também se preocupa com o elemento humano, buscando realizar a execução da obra por meio de mão de obra local.

Quer saber mais sobre as tendências em arquitetura? Fique de olho em nosso blog. Publicamos uma matéria a cada semana para que você possa estar sempre à frente das novidades!





Leia também

A importância de morar bem

6 | 05 | 2020

Notícias Mampei Funada

O que define um empreendimento de alto padrão?

5 | 04 | 2021

Notícias Mampei Funada

O impacto dos períodos chuvosos na construção civil

14 | 03 | 2023

Notícias Mampei Funada