A experiência de morar sozinho não é tão simples como pode parecer à primeira vista. Os motivos de quem busca um canto só para si podem ser os mais diversos: sair da casa dos pais, deixar a república de estudantes, trocar o imóvel grande onde mora por um lugar menor, mais prático, ou ainda em situações de separação. Contudo, uma coisa é certa: se a pessoa não estiver preparada para esta tarefa, poderá transformar a arte da liberdade pela cultura da bagunça.
Por isso, se você pretende morar sozinho, mas precisa de umas aulas de organização doméstica, nós podemos te ajudar. Continue lendo e confira algumas dicas imperdíveis para você deixar a casa arrumada.
Crie hábitos.
Manter uma rotina diária de cuidados, além de deixar o ambiente agradável faz um bem incrível ao nosso emocional. Afinal, quem gosta de viver na desordem? Depois de um certo tempo, o acúmulo de tralhas e sujeira pode causar depressão. A rotina diária é a mais fácil e inclui as tarefas básicas como arrumar a cama, lavar a louça, jogar o lixo e recolher objetos e roupas que ficaram espalhados pelo chão no dia anterior. As rotinas semanais são aquelas mais pesadas como trocar os lençóis, colocar as roupas para lavar e fazer uma limpeza geral na cozinha, banheiro e outros cômodos.
Não sabe consertar? Chame o técnico.
Não é todo mundo que se dá bem com furadeiras, pregos, martelos, alicates e outros instrumentos para fazer reparos e consertos. Se para você essas tarefas são complicadas, não tente ser o empreiteiro moderno. Caso você queira montar ou desmontar uma estante, trocar todas as maçanetas ou mesmo desentupir o ralo, mas não está conseguindo, a medida mais sensata, rápida e econômica é chamar um profissional que entenda do assunto. Algumas empresas de seguros oferecem o Seguro Residência, que é muito prático nessas horas, além de eficiente. A mesma regra vale para a máquina de lavar, a geladeira ou o micro-ondas que deixam de funcionar, chame o técnico.
Faça lista de compras.
A pior coisa que pode acontecer quando a gente chega em casa é ter que sair de novo porque esqueceu alguma coisa. Para evitar que isso ocorra com frequência, você pode anotar as coisas que está faltando, por exemplo, lavou a louça e acabou o detergente, tomou banho e acabou o sabonete. Fazendo isso, você saberá exatamente o que comprar quando for ao supermercado.
Tenha uma alimentação saudável.
Muita gente aproveita o fato de que mora sozinho para encher o armário de macarrão instantâneo. Não, não faça isso, você vai acabar com a sua saúde. Uma alimentação saudável e equilibrada é aquela que oferece porções na medida certa de frutas, verduras, carboidratos e proteínas. Que tal dar um up nos seus dotes culinários e aprender pratos rápidos e gostosos no Youtube? Você irá cuidar do corpo, da mente e poderá, inclusive, chamar um convidado especial para desfrutar de uma refeição feita com amor e carinho por você.Ah, e tem mais: faça uma quantidade de comida maior, guarde em pequenas porções no freezer e, quando for comer, esquente no micro-ondas. Assim você poupa tempo e o trabalho de cozinhar todos os dias.
Coloque as contas no débito automático.
Você trabalha, cozinha e cuida da casa, facilite a sua vida! Poupe suas energias para o que realmente importa e o resto deixe com a automação, afinal, ela foi feita para o seu conforto. Coloque as contas de condomínio, luz, água, gás e Internet do débito automático e evite surpresas desagradáveis, como a cobrança de juros em caso de atraso, ou ao chegar em casa, tendo que ficar no escuro porque não pagou a energia elétrica.
Menos é mais
Viver com menos é uma tendência que está se espalhando pelo mundo. Viver com menos consumo, menos serviço de casa, menos poluição. Viver com o essencial. Baseadas nesta nova tendência, muitas pessoas procuram apartamentos com metragens menores para morar. Ambientes compactos facilitam na hora de organizar a casa, exigem menos tempo na limpeza e garantem praticidade na manutenção do imóvel de forma geral. Além disso, o morador pode se beneficiar das áreas comuns do condomínio que oferecem comodidades incríveis como lavanderia coletiva, coworking, academia, salão de festas e o que é melhor: muita conveniência à sua volta.
Morar sozinho é um grande desafio e pode ser visto como uma oportunidade de crescimento pessoal. O começo pode ser até complicado, mas depois vamos nos acostumando com a nova rotina e tirando boas lições. Esperamos que estas pequenas dicas possam te ajudar a organizar a casa e a viver melhor. Bom proveito!