O mundo da moda e decoração está sempre um passo à frente. No final do ano passado, muito antes da quarentena, por incrível que pareça, especialistas do setor apostaram que 2020 seria o ano de ficar em casa. Acertaram em cheio! Nesta matéria, trouxemos algumas ideias bacanas para os ambientes da sua casa. Confira a seguir, mas saiba que reduzir o ritmo de vida, consumir menos e se observar mais é uma tendência de comportamento.
Cores neutras
As cores neutras remetem a tranquilidade, elas trazem a sensação de leveza e calmaria ao ambiente. Além disso, são cores que ampliam os espaços, dão luminosidade e destaque aos móveis e a outros objetos decorativos como quadros, esculturas, plantas e pisos em madeira. Uma outra vantagem de usar as cores neutras na decoração é que elas nunca saem de moda. Ou seja, se optar por essa paleta de cores, terá uma decoração atemporal, com estilo e simplicidade, sem ter a necessidade de ficar atualizando a cada tendência. A paleta de cores neutras contempla preto, marrom, branco, cinza e tons de preto. Além deles, outros tons podem ser acrescidos, como rosa pálido terracota, amarelo queimado e preto opaco.
Estilo eco-friendly
O meio ambiente está passando por uma degradação jamais vista, por isso muitas pessoas optaram por uma postura sustentável, na qual a consciência ambiental passou a ser necessidade. Essa mudança de mindset entrou nos lares e virou moda em decoração. A escolha por um estilo eco-friendly com móveis e objetos fabricados a partir de materiais naturais ou rústicos é uma tendência que veio para ficar. Confira as opções que você pode utilizar:
· • Toalhas, cortinas e roupas de cama com tecidos feitos com fibras naturais como o bambu, algodão, cânhamo e seda.
· • Nas paredes, tintas não tóxicas na hora de pintar
· • Na cozinha, embalagens biodegradáveis em substituição ao plástico, com fácil descarte
• Também uma maneira de ser eco-friendly é reutilizar um objeto que você iria jogar fora e transformá-lo em algo novo. Ou caso você prefira investir em uma nova decoração, opte por produtos feitos à mão por pequenos produtores. Ao contrário de grandes empresas, eles não produzem em massa e, portanto, causam menos poluição ambiental.
Espaço home office
O isolamento mudou a forma de trabalhar, fazendo muita gente se adaptar às pressas ao home office. Mesmo com pouco espaço, é possível criar um ambiente agradável e confortável, sem que para isso seja preciso investir em muitos recursos. Seja no quarto ou em um canto da sala, o item principal de um escritório é a mesa, seguido da cadeira, que deve ter encosto e apoio para os braços, além de regulagem de altura e inclinação. Nas paredes, quanto mais prateleiras, melhor. Seja minimalista e prático, mas, se quiser dar um toque de personalidade, invista em plantas e elementos vintage na decoração, como máquina de escrever, câmera fotográfica e luminária de parede industrial.
Design sensorial que desperta aconchego
Quando pensamos em design de interiores, o mais óbvio é levarmos em consideração somente o visual. Porém, existem infinitas possiblidade de criarmos ambientes aconchegantes, combinando os outros sentidos, como o olfato, por exemplo. Existem aromas que despertam memórias afetivas, com cheiros que nos remetem à nossa casa da infância, ou aromas que acalmam ou energizam, promovendo felicidade e alegria. Em outras palavras, você pode utilizar cores e aromas para “compor” um ambiente, permitindo uma experiência sensorial. Um exemplo seria pintar as paredes de um cômodo na cor lilás e usar uma essência de lavanda para aromatizar esse ambiente. Para o lugar ficar ainda mais gostoso, espalhe almofadas fofas!
Automação residencial
Durante a pandemia, houve um aumento na procura por aparelhos domésticos, desde cafeteiras elétricas, liquidificadores e panelas eletrotérmicas até secadores de cabelo. batedeiras de bolo e máquinas de lavar louça. Afinal, dentro de casa, vale tudo para ter conforto! Algumas marcas oferecem um design tão bonito e elegante que o produto se torna objeto de desejo e parte da decoração. Mas o que chama a atenção é a alta demanda por assistentes pessoais eletrônicos. Uma febre nos Estados Unidos e agora no Brasil, os assistentes pessoais são tecnologias acionadas por voz que podem te ajudar no dia a dia caso o imóvel possua dispositivos de automação doméstica. veja alguns exemplos:
• Luzes e tomadas inteligentes
• Smart TV
• Cortinas automatizadas
• Ar-condicionado e aquecedor integrados aos assistentes
• Fechaduras eletrônicas compatíveis com os assistentes
• Câmeras de segurança e babá eletrônica
Como você pôde ver, investir na decoração, mais do que uma forma de estar na moda, é um jeito de ficar em casa do melhor jeito possível, com conforto e opções decorativas que, além de facilitarem a vida, não agridem o meio ambiente.