Mampei Funada

voltar

Como serão os imóveis nos próximos anos: as tendências pós-pandemia.

28 | 08 | 2020

Notícias Mampei Funada

Sabemos que o coronavírus mudou a rotina de muita gente. No começo, todos achávamos que o isolamento seria por pouco tempo, mas com o passar dos meses, os novos hábitos foram se enraizando de tal maneira que hoje, por exemplo, usar máscara, ficar a uma distância segura de outras pessoas e lavar as mãos com frequência são comportamentos totalmente incorporados em nosso dia a dia. Mas o impacto maior da pandemia ocorreu dentro de casa, trazendo mudanças profundas na organização doméstica. Para Djanine Martins, arquiteta da Mampei Funada, “a quarentena trouxe um resgate da vida familiar. As pessoas estão valorizando mais os espaços, o conforto e a funcionalidade dos ambientes. Há uma procura maior pelo home office”. Tais mudanças, segundo ela, vieram para ficar, e cabe à arquitetura e ao design de interiores reformularem a casa para que as famílias possam se adaptar a essa nova realidade.  Confira, nesta matéria, as principais soluções para enfrentar os novos desafios do setor imobiliário pós-covid.

Home Office

Uma das primeiras mudanças que ocorreram no lar foi o local de trabalho em casa, mais conhecido por home office. Logo nos primeiros dias de isolamento, as famílias se deram conta da importância deste espaço. Hoje, depois de meses em quarentena, temos certeza de que o home office será um dos itens mais requisitados nos projetos.

Conveniências

Os novos hábitos de compras que adquirimos neste novo contexto abriram espaço para uma demanda por empreendimentos com estruturas completas. Diante da preocupação com a segurança de não trazer vírus para dentro de casa, as pessoas irão dar preferência por moradias que ofereçam conveniências. “Uma padaria dentro ou o mais perto possível do condomínio evitará risco de sair do edifício”, complementa Djanine.

Lazer e atividades físicas

Segundo pesquisas, os casos de ansiedade e estresse tiveram um aumento significativo durante a pandemia. Para promover momentos de saúde e bem-estar, uma das tendências em arquitetura após a Covid-19 é a inclusão do espaço de lazer e atividades físicas dentro do condomínio.  Este tipo de projeto não é novidade para a Mampei Funada. A construtora foi pioneira no lançamento de residenciais com lazer de clube em Presidente Prudente. Itens como piscina, academia, playground, salão de jogos e de festas estão presentes em diversos empreendimentos da construtora há muito tempo.

Tecnologia

A maioria das coisas que fazíamos offline passamos para o online. Diante da necessidade do ambiente virtual dentro de casa, a automatização das residências é palavra de ordem neste após pandemia. A Mampei Funada já conta com empreendimentos que possuem estrutura para automação nos apartamentos. "A ideia é facilitar a realização dos trabalhos do dia a dia, otimizando o tempo e garantindo mais comodidade aos moradores”, conclui Djanine.

Pequenas reformas

O processo de isolamento nos obrigou a ficar dentro de casa. Diante desse fato, “começamos a observar detalhes que antes não víamos e a ter ideias de mudanças” prossegue Djanine, que afirma ter aumentado o número de reformas nos apartamentos. Uma delas é na cozinha, que ganhou destaque e se tornou o lugar de acolhimento da família. Se antes vivíamos uma rotina de alimentação fora de casa, hoje, neste ambiente, por exemplo, há a necessidade de se criar mais espaços para organizar os alimentos, como armários e despensas. Outras ideias de reformas são abrir espaços para ambientes mais iluminados, que favorecem o trabalho e os estudos; para os lavabos, que facilitam a higienização das mãos; e a inserção de espaços de desinfecção na entrada do condomínio e sapateiras na entrada do apartamento, que ajudam a receber as visitas com segurança.

Casa com a nossa cara

Passamos a valorizar as coisas simples do dia a dia, refletir os nossos hábitos e a nossa relação com a nossa casa. Rever a forma como nos conectamos com o nosso mundo interior virou prioridade. Segundo Djanine, as tendências pós-pandemia apontam para uma oportunidade de se buscar um modelo de moradia que possa refletir a nossa personalidade. O novo consumidor está repensando o jeito de morar com o seu jeito de ser. Além disso, há um aumento com a preocupação com o meio ambiente. Vimos que o contato com o verde é fundamental para o nosso equilíbrio físico, mental e emocional. Por isso, uma casa para se morar deve contemplar espaços de natureza. Neste sentido, a Mampei Funada oferece opções de loteamentos abertos e fechados para quem deseja construir a sua casa do seu jeito e ainda cercada de verde, lazer, conveniências e segurança.

Conclusão

Uma coisa é certa. Diante da pandemia, tivemos que nos reconectar com nossos lares e nos adaptar dentro de novos cenários. Percebemos como a casa é importante e investir no conforto e segurança são fatores fundamentais. Ter espaços para trabalhar, relaxar e praticar atividades físicas nunca fez tanto sentido como agora. Cabe então às incorporadoras adaptarem essa nova realidade às tendências de morar, planejando casas mais saudáveis e com o nosso jeito de ser.



Leia também

Cloffice. O que é e como montar um na sua casa

19 | 11 | 2021

Notícias Mampei Funada

Menor taxa de juros da história. É hora de financiar um imóvel?

3 | 07 | 2020

Notícias Mampei Funada

Escolha um imóvel que te permita qualidade de vida!

11 | 06 | 2019

Notícias Mampei Funada