Mampei Funada

voltar

Como escolher o ar-condicionado para o seu apartamento

18 | 01 | 2021

Notícias Mampei Funada

O verão veio com tudo neste início do ano. A solução para não derreter com o calor é instalar um ar-condicionado no apartamento. Em nossa matéria de hoje, vamos falar tudo sobre o aparelho, qual modelo ideal para a sua casa, onde instalar e o mais importante: como utilizá-lo sem aumentar a conta da energia elétrica. Vem!

Faça frio ou calor, o clima da sua casa tem que ser sempre agradável. Por isso, reunimos nesta matéria algumas dicas para você não errar na compra do ar-condicionado. Além de manter o ambiente sempre fresquinho e agradável, o aparelho ajuda a combater a proliferação de fungos e alérgenos. O ar fica puro, limpo e livre de poluição. Existem vários modelos à disposição no mercado, de diversas marcas e preços. O importante é escolher aquele que é perfeito para o seu caso. Veja a seguir:

Ar-condicionado de janela

O ar-condicionado de janela é o modelo mais tradicional, um dos primeiros a serem vendidos no mercado para atender casas e escritórios. Sua instalação é muito fácil, uma vez que ele é encaixado na parede, ficando uma parte para dentro e outra para fora. Alguns modelos vêm com controle remoto, filtros que eliminam bactérias e avisos de manutenção. Mas antes de comprá-lo, é preciso saber alguns detalhes:

1) Pergunte ao síndico se o condomínio permite alterações na fachada. Se a resposta for não, descarte a possibilidade, você não poderá fazer buraco na parede!

2) A potência desse modelo é mais baixa, fazendo que ele seja apropriado para ambientes pequenos.

3) O ruído do aparelho é alto, portanto, verifique se o local onde irá instalá-lo não irá incomodar com o barulho

4) É o modelo que consome mais energia, portanto, se você se preocupa com economia, é melhor buscar outras opções.

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é o modelo mais prático que existe, já que pode ser levado de um ambiente a outro, dispensando instalações. É uma solução para apartamentos em edifícios que não permitem alterar a fachada do imóvel. A desvantagem é que esse modelo tem uma baixa potência, sendo indicado para quem não precisa de um aparelho que resfria muito. Dentro desta categoria há modelos que possuem uma bandeja para encher de gelo e precisa ser esvaziada periodicamente. Nível de ruído: alto.

Ar-condicionado split

Práticos e eficientes, o ar-condicionado split tem um design diferenciado que combina com qualquer tipo de decoração. Sua potência é bem maior do que o ar-condicionado de janela, o que o torna ideal para grandes ambientes. E o que é melhor: é super silencioso e econômico, uma vez que consome menos energia.

Dentro da categoria Split, você pode escolher entre quatro modelos à sua disposição, confira:

Hi Wall é o modelo para ser instalado no alto da parede.

Piso Teto: oferece uma potência maior e por isso é mais utilizado em escritórios e empresas com grande fluxo de pessoas. Como o próprio nome diz, pode ser instalado no piso ou no teto

Cassete: esse tipo de ar-condicionado costuma ser utilizado em hotéis e edifícios modernos. Ele possui uma evaporadora (a unidade interna do aparelho que faz a captura do ar quente e a liberação do ar frio no ambiente) no formato quadrado ou retangular, e fica embutido no forro do teto.

Dutado: esse modelo é o mais caro que existe. A evaporadora fica escondida dentro do forro e o ar refrigerado é conduzido por dutos até difusores embutidos no forro. Os difusores possuem uma estética industrial, moderna e de muito bom-gosto.

No caso de você optar pelo ar-condicionado split, seja qual for o modelo, é importante contar com a ajuda de um instalador profissional, responsável por calcular a capacidade térmica (Btu/h) ideal até à definição do melhor local para a instalação.

Ar-condicionado inteligente

O ar-condicionado inteligente é aquele que vem com acesso Wi-Fi, uma novidade relativamente recente no Brasil. Além de ser um aliado na economia de energia elétrica, ele é ideal para quem gosta de chegar em casa na temperatura agradável. Por meio de aplicativo, você pode ligar e desligar seu aparelho de onde estiver, bem como configurar direção do vento, time e outros recursos.

Modelos com tecnologia Inverter

Antes de comprar o seu ar-condicionado, confira se ele tem tecnologia Inverter que consome até 70% menos energia do que o modelo convencional. Esse tipo de tecnologia evita o liga-desliga do aparelho para manter o ar na temperatura ideal, proporcionando um conforto térmico maior e menor consumo de energia. E fique de olho: se tiver o selo Procel, é uma garantia a mais de eficiência energética. Uma outra dica para quem quer economizar na conta de luz é evitar a incidência solar direta no ambiente. Use cortinas, por exemplo, e não se esqueça de fechar portas e janelas. 

Gostou da matéria? Esperamos que nossas dicas possam te ajudar na hora de escolher o ar-condicionado para a sua casa. Bom verão!







Leia também

Short News 2ª edição: confira as notícias na íntegra

10 | 02 | 2020

Notícias Mampei Funada

Dicas de boa convivência em piscina de condomínio.

11 | 01 | 2021

Notícias Mampei Funada

Decoração afetiva: o que é e como usar.

2 | 04 | 2022

Notícias Mampei Funada