Praticar a sustentabilidade é uma atividade mais simples do que se pode imaginar. Com pequenas atitudes no dia a dia é possível economizar nas despesas domésticas e ainda trazer benefícios para você, a comunidade e o meio ambiente. Continue lendo nosso artigo e confira algumas dicas de atitude sustentável.
Economize energia
Você sabia que o Brasil gasta mais de 71 milhões de reais por dia em energia elétrica? Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), sendo que boa parte deste desperdício surge do uso residencial. E o que cada um de nós pode fazer para reduzir esses valores? Simples:
1. Não deixe as luzes acesas se não estiver no cômodo.
2. Desligue o computador quando não for utilizá-lo e faça o mesmo com o seu monitor.
3. Prefira as lâmpadas LED que são mais econômicas e possuem vida útil bem maior.
4. Não deixe seus eletrodomésticos e eletroeletrônicos em Stand By, que representa 12% do consumo total de sua casa.
5. Não coloque geladeira e freezer perto do fogão. Com o ganho de temperatura, eles consomem mais energia. Além disso, deixe-os afastados da parede.
6. Não coloque roupas para secar atrás da geladeira.
7. Evite o uso de ar-condicionado.
Economize água
Segundo dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de 1,4 bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos.
Atualmente, a necessidade de economizar água é urgente pois o consumo cresce a cada dia e já existe milhões de pessoas passando privações por falta dela. Mudar hábitos é fundamental, confira:
1. Na lavanderia: a máquina de lavar é um dos aparelhos que mais gastam água. Use-a apenas quando estiver cheia! Além de economizar água, irá reduzir a conta de energia elétrica.
2. Na cozinha: segundo o Instituto Akatu, se você fechar a torneira quando estiver ensaboando a louça, esta ação pode gerar uma economia de 170 litros de água por lavagem.
3. No banheiro: segundo a Sabesp, um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros.
4. Sistema regulador de descarga: a nova geração de bacias sanitárias com caixa acoplada é uma opção que economiza mais água. Um sistema no qual você pode economizar até 60% de água a cada descarga.
Evite o uso do plástico
O plástico é o grande vilão não só do meio ambiente como também da saúde. Isso porque eles contêm vários tipos de bisfenol, um componente que pode contaminar os alimentos e, ao serem absorvidos pelo organismo, podem causar graves danos. Também após o descarte os plásticos são prejudiciais, uma vez que vão para o ambiente e acabam no organismo de animais, nos lençóis freáticos, no solo e na atmosfera. Veja como reduzir o uso do plástico:
1. Evite copos, pratos e talheres descartáveis
2. Prefira canudos de bambu, de titânio, de inox, canudos biodegradáveis e até comestíveis. Só de dispensar esse item, você talvez esteja salvando uma tartaruga.
3. O plástico está nas roupas! Dê preferência ao algodão orgânico no lugar de tecidos de fibra sintética.
4. Na hora de embalar a comida, evite o filme plástico e os saquinhos de plástico, substitua-os por sacos de pano para pão ou potes reutilizáveis.
5. Substitua a sacola plástica do supermercado pela ecobag.
6. Troque a esponja de lavar louça, feita de poliuretano, pela bucha vegetal, que é biodegradável e mais barata.
7. Procure postos de coleta seletiva e aproveite as lixeiras para deixar lá as embalagens externas ou embrulhos plásticos de produtos.
Como você pôde ver, praticar sustentabilidade no dia a dia não é algo de outro mundo. Bastam pequenas ações para contribuir com o futuro do planeta. E você, já pratica alguma dessas atitudes?