Parabéns! Você acabou de comprar a sua casa nova! Mas agora vem a dúvida: como será a decoração dos ambientes? Nessa hora, é bom pedir a ajuda de um profissional especializado. Tanto o arquiteto como o designer de interiores podem te auxiliar nesse processo. Mas....a quem recorrer? Você sabe quais as diferenças entre os dois? Continue lendo a nossa matéria e saiba mais.
A contratação de um profissional especializado gera rapidez, economia e efetividade na obra.
Engana-se quem pensa que contratar um arquiteto ou designer de interiores para decorar ou reformar a casa é gastar dinheiro à toa. Muito pelo contrário, a contratação desses profissionais reverte em rapidez, efetividade e economia durante a obra. A dúvida mesmo fica por conta de quem chamar: o arquiteto ou o designer de interiores? A resposta é simples: depende do que você quer fazer e onde.
O arquiteto é o profissional adequado para construir ou reformar a sua casa, em áreas internas e externas.
Se você pretende reformar ou construir, o ideal é pensar no arquiteto, que é o profissional habilitado a fazer mudanças estruturais nos ambientes como
mudar um banheiro de lugar, derrubar uma parede para ampliar a sala etc. O arquiteto desenha a planta dos novos ambientes, realiza cálculos, escolhe os materiais que serão utilizados na reforma, além de gerenciar toda a obra e coordenar os pedreiros. Também o arquiteto lida com as reformas externas, mais sujeitas a estudos do clima e da vegetação da região, com a segurança, além de outras questões técnicas. Sem dúvida, a visão de um arquiteto é muito mais abrangente.
O designer de interiores tem foco no conforto, na estética e na funcionalidade dos ambientes internos.
O design de interiores é aquele profissional que você procura quando precisa de soluções criativas e atraentes para morar bem e com todas as necessidades atendidas de conforto, estética e funcionalidade. O trabalho engloba desde a reconstrução do espaço, através da releitura do layout, até a escolha de móveis, acessórios e cartelas de cores. Eles não estão autorizados a mudar a estrutura dos ambientes como os arquitetos, mas todo o projeto segue normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica. Nesta última, por exemplo, o designer de interiores concilia a iluminação natural e artificial para deixar o ambiente mais harmonioso.
Neste cenário, buscar um profissional especializado é o caminho ideal para você decorar ou reformar a sua casa nova. Afinal, além do bom-gosto e conforto, você vai ganhar economia, segurança e rapidez durante a obra. E agora que você já sabe qual deles é melhor contratar, arquiteto ou designer de interiores, mãos à obra!
Gostou dessa matéria? Então fique conosco que semana que vem tem mais assuntos interessantes sobre construção civil.