Mampei Funada

voltar

10 fatores que influenciam na valorização do imóvel

25 | 09 | 2020

Notícias Mampei Funada

O que levar em conta na escolha do imóvel

Comprar uma casa ou um apartamento é um investimento muito grande, sendo assim, a procura deve ser feita com cuidado, pesquisando sempre a melhor opção para você e sua família. Também é sempre bom ter em mente que aquele imóvel que você pretende comprar hoje poderá ser vendido amanhã por um preço mais elevado, por isso, saber quais as características que valorizam um podem te deixar mais qualificado para tomar uma boa decisão. Selecionamos abaixo alguns fatores que você deve levar em consideração antes de fechar negócio.

1 - Localização privilegiada

A localização é um dos fatores que contam muito na valorização do imóvel. Um apartamento localizado numa região nobre ou em crescimento, com parques ao redor, lojas e shoppings, supermercados e escolas, sem dúvida, terá um preço maior de venda do que aquele situado numa região longe de tudo. Entre as atrações mais desejadas podemos incluir: farmácias, bares, restaurantes, lanchonetes, hortifrutis, hospitais, clínicas, academias de ginástica e faculdades.

2 - Mobilidade

É importante saber se o local onde você está adquirindo o imóvel oferece

vias de acesso fácil para outros bairros, além de uma boa rede de transporte público e ciclovias. A mobilidade é fundamental para garantir a sua qualidade de vida (e a do futuro morador).

3 - Imóvel na planta

Segundo analistas do mercado, um imóvel na planta tem potencial de até 50% de valorização; em alguns casos, a valorização pode ser ainda maior. Isso porque o apartamento valerá muito mais do que a quantia investida quando estiver pronto. Metragem, tamanho dos cômodos, varanda com churrasqueira e outros detalhes da planta também contribuem no processo de valorização.

4- Fachada

A aparência é um dado muito importante e conta pontos na hora de avaliar um imóvel. A modernidade do empreendimento, o estilo arquitetônico e a conservação da fachada podem ser o bastante para criar um diferencial de preço entre dois imóveis semelhantes.

5 – Área de lazer

Quando se trata de casas ou apartamentos localizados em condomínios fechados, uma bela área de lazer com itens como piscina, sauna, playground, brinquedoteca, fitness, espaço gourmet, salão de festas e de jogos faz com que eles tenham um preço de venda ainda mais elevado.

6– Acabamento

O acabamento é um fator de grande relevância no preço de um imóvel. Quando o serviço é caprichado e os materiais, de primeira linha, o impacto é muito maior, tornando o apartamento mais atraente, comercialmente falando. Por isso, preste atenção nos materiais empregados nos revestimentos dos pisos, forros e paredes; nas bancadas de cozinhas e banheiros; louças e materiais; caixilhos e esquadrias; rodapés, fiações e componentes da rede elétrica. Marcas de qualidade refletem na estética e na durabilidade dos materiais!

7 – Vaga na garagem

A vaga na garagem costuma colocar o preço da propriedade lá em cima na hora da avaliação. Segundo pesquisas, um imóvel pode ter 20% do seu preço desvalorizado se não possui uma vaga (quando comparado a um imóvel com as mesmas características que tem espaço para automóveis).

8 – Vista

Apartamentos com vista para a natureza, no caso de cidades do interior, ou com vista para o mar, nas cidades litorâneas, são considerados verdadeiros privilégios para o morador. A vista, além de proporcionar bem-estar, pode diferenciar os valores de imóveis pertencentes até ao mesmo edifício. Portanto, fique atento: apartamentos com janelas abertas para outros prédios podem ter o preço reduzido.

9 – O andar

A diferença de preços entre os últimos andares e as plantas mais baixas, no mesmo edifício, pode ultrapassar os 10%. Isso porque unidades mais altas garantem vista ampliada (como falamos no ítem 8), além de insolação e menos barulho de rua. Quem mora em apartamentos mais baixos sofrem dos incômodos vindos da rua como o ruído do comércio e do trânsito.

10 – O preço do condomínio

Os fatores que definem o valor do condomínio são o número de apartamentos, as despesas com folha de pagamento e gastos com energia, água e gás. Quanto mais unidades o edifício tiver, menor será o valor do condomínio. Além disso, quanto menor for a necessidade de o edifício manter a conservação das suas áreas comuns, menores serão os gastos dos condôminos, por isso, investir em um empreendimento novo representa economia de gastos com conservação e manutenção. E com mais economia, mais valorização!

Como você pode observar, com informações fica muito mais fácil fazer a escolha do imóvel e garantir que o investimento tenha um bom retorno. A Mampei Funada tem ótimos projetos para quem quer investir num patrimônio próprio. Conheça os empreendimentos em nosso site e escolha o seu próximo endereço com certeza de valorização crescente.







Leia também

O poder da iluminação natural.

23 | 12 | 2021

Notícias Mampei Funada

Como gerar renda com a locação do imóvel?

25 | 03 | 2022

Notícias Mampei Funada

Dicas de boa convivência em piscina de condomínio.

11 | 01 | 2021

Notícias Mampei Funada